- e que os desejos sejam sempre realizados...

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Romance é bom e eu gosto !

Não, eu não estou falando de amor só pra começar, hoje pensei um bom tempo sobre os romancistas, escritores de grandes obras que são apagadas por artigos mal sucedidos de filmes de Hollywood. Vocês já pararam pra pensar na quantidade de filmes que são baseados em livros que você nunca nem pensou em ler, mas já assistiu?

Outro dia passeando pela livraria do shopping me deparei com um livro chamativo com um titulo um tanto interessante, sobre a compulsão por compras de uma garota, logo olhei pro meu namorado e disse: "vai virar filme". Não é que depois, fomos ao cinema e o livro estava em cartaz! Esse é mais um que ninguém imagina que é um livro, e que depois vai entrar numa livraria e dizer: "poxa, fizeram um livro do filme". (sempre tem um que dá dessas)
Isso já aconteceu com tantos livros, e bons livros por sinal, como por exemplo:
"O Segredo de Brokeback Mountain" que tem uma historia fascinantes, pelo menos pra quem gosta de ler fic's slash.
"Guerra nas estrelas" que é uma ficção cientifica extremamente cativante.
"As Brumas de Avalon", que conta a historia do Rei Artur pelos olhos femininos de sua irmã, que acaba se deitando com o irmão por não saber do parentesco.
"O Diabo veste Prada" é outro exemplo de romance novelinha que faz sucesso em ser filme. É cativante, é engraçado...

Agora temos também aquelas triologias incríveis que logo que lançadas todo mundo se apaixonou por assistir primeiramente o filme, e depois somente alguns se preocuparam e ler os 'originais'. Harry Potter é o exemplo mais claro disso, o problema é que tomou a cabeça de todos os adolescentes locais e o livro vendeu como agua. "O Senhor dos Anéis" que já teve o livro pouco menos vendido, mas ainda sim muito lido. E o mais novo campeão de vendas e de assuntos no vestiário feminino "Crepúsculo/Lua Nova/ Eclipse/ Amanhecer".

Vendo por um lado mais critico, depois de tanto tempo as pessoas se preocupam demais em ter uma imagem fixa de um personagem e desistem dos livros. Li uma fic uma vez, muito bem escrita mesmo, a descrição dos personagens nos faz viajar, ir tão longe, parece tão real que se mostrassem uma foto deles pra mim seria como acabar com todas as expectativas, não teria mais graça. Mesmo assim, não vendo-os tenho um desejo imenso de achar uma pessoa á quem se pareça.

Talvez os cineastas tenham essa curiosidade tanto quando nós, isso faz com que coloquem rostos em belas palavras que por si só mostram como são. O problema mesmo são as pessoas que não tem tempo para ler, e optam pela parte mais fácil de ir á uma locadora e em 2 hr. ou menos saber das grandes historias, que dão nomes aos cineastas e poucas vezes vangloriam os escritores, aqueles de onde as ideias surgiram... E eles somem... Dando espaço á mais novos livros, que virarão filmes e desaparecerão.

Por isso adotei um dilema, romance é bom e eu gosto, na verdade se todos nós entrássemos nessa de ler e ver, ou melhor ver e depois ler porque os filmes assistidos depois de lidos são broxantes.. (hsaushu) A industria do livro um dia seja comparada á do cinema e quem sabe maior que a mesma!



ps: clique nos links para baixar. Ou, ao lado na lista de livros, ela te levará á pagina de dowload!

5 comentários:

Mariana Fernandes disse...

Realmente você tá certa, mas também não pode esquecer de falar que alguns filmes modificam a história do livro e acabam tirando a real mensagem da obra!

- Pois é, apesar de coisas erradas que nossos amigos façam, eles estarão presentes na nossa vida, estando longe ou perto.

Sempre vou voltar siim ^^
Acho legal as coisas que você escreve.

;***
Té mais *-*

Flavih A. disse...

Definitivamente assistir depois de ler é broxante. Eles acabam com a história.
Marley e eu, não sei se vc já teve a oportunidade de ler e assistir. Mas o filme acabou com toda a essência do livro. E assim muitos outros neh?
Mas assistir e ler depois é bom.
Vai complementando a história. =D

Ler é bom demais da contaa.. hehe
Beijoo

Alle Snave disse...

Entendo o que você quer dizer. Sendo uma leitora assídua, chego a me revoltar com todos os livros tornando-se filmes. Por isso tenho uma política de nunca ver um filme sem ler o livro que lhe deu origem antes (se houver). Funciona até. Acho que filmes acabam com a nossa imaginação. =/

Adorei muito o blog. Estou seguindo!!
Beijos!

Bill Falcão disse...

Você tem razão, Maah! Quase todos os filmes que vi, baseados em livros, não chegavam aos pés do original.
Bjoooooooo!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

haha! sabe que é verdae.. Crepusculo pór exemplo eu comprei por miseros R$20,00 e como tavca em promoção levei lua nova junto, uma mês depopis si o filme, horrivel, como sempre, e o livro de R$20,00 foi para R$40,00.


tava com saudade de você Gê..
;D